O que é Cultura!
Você sabe responder essa pergunta? Pense um pouco.
Talvez você imagine alguns exemplos de manifestações culturais, algum objeto considerado artístico, mas e a resposta da pergunta? O que é cultura? Como podemos definir essa palavra?
Recentemente assisti a uma palestra onde fomos convidados a refletir sobre uma frase: "A cultura traz para o presente a memória dos ausentes."
Gostei muito do efeito da frase, achei bem verdade, mas e a definição sobre o que é cultura? Cultura é...
Pensou?
Vamos lá!
Cultura é o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. Assim, a cultura representa o patrimônio social de um grupo e a soma de padrões dos comportamentos humanos.
A Constituição Federal de 1988, em seu Artigo 216, ampliou o conceito de patrimônio estabelecido pelo Decreto-lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, substituindo a nominação Patrimônio Histórico e Artístico, por Patrimônio Cultural Brasileiro. Essa alteração incorporou o conceito de referência cultural e a definição dos bens passíveis de reconhecimento, sobretudo os de caráter imaterial.
Patrimônio Material
O patrimônio material protegido pelo Iphan é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza.
Eles estão divididos em bens imóveis como os núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; e móveis como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.
Patrimônio Imaterial
Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).
Saiba mais...
Como mencionado em sala de aula, todo esse Patrimônio é protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é vinculada ao Ministério da Cultura, responsável pela preservação do acervo patrimonial material e imaterial do país. É atribuível ao IPHAN defender e favorecer os bens culturais do país proporcionando sua existência e usufruto para as gerações presentes e também futuras.
“O papel do Iphan é o de orientar e fiscalizar o Patrimônio cultural material e imaterial, como os saberes e fazeres da população, as paisagens, as festas e danças folclóricas
Conheça mais:
http://portal.iphan.gov.br/